Avançar para o conteúdo principal

Especial PAI!


É isso!!! um post Especial Pai! Para a memória de um Pai Especial!

Desculpem esta minha auto-referência mas permitam-ma então, já que estamos entre amigos.
Hoje é dia do Pai e se comemoramos os nossos 25 ou 20 anos de existência de estudantes universitários e doutores, respectivamente, decerto que aqueles anos que passámos na faculdade foram partilhados com muitas "pessoas significativas"...

Deixo-vos a minha memória fotográfica, de um representativo momento de muitos momentos especiais, altamente significativos, fantásticos, hilariantes, divertidos, cúmplices, tantos e tão importantes quanto os sérios, tristes, fiéis, intimos, rigorosos, exigentes, desafiantes... que vivi com o meu pai.

O meu pai era doce, transparente e consistente... (lembra-me agora!), como o mel... (e sendo eu uma abelha... como isso faz sentido, hoje! agora mesmo! nunca tinha pensado nisso! obrigada pela oportunidade!)

Esta foto foi tirada em 1987, (penso! estávamos no 3º ano?!) ... o meu pai era um fã das suas festas académicas, um orgulhoso das suas fitas, do seu curso... e mais tarde passou a ser um fã das suas filhas (uma em Psicologia outra em Economia), das fitas das suas filhas, dos cursos das suas filhas... da vida das suas filhas... dos amigos das filhas... das bebedeiras dos amigos das filhas (das das filhas, não!)

Foi sempre meu companheiro dos cortejos... lá estava ele de máquina fotográfica ou de filmar (é o caso da Foto!, já vi o filme várias vezes! está giro! muito giro!)

Durante a minha vida (e bem vivida!) universitária, com muitas viagens, saídas, convívios, amigos, cafés, jantares, festas... Orfeon, Orfeon, Orfeon... a que me deixava ir e financiava, sempre me dizia quando saía para algum sítio: quem não se guarda por si não é bem guardado. Ainda hoje repito esta frase, prós meus filhos... pra mim faz tanto sentido!
Durante a faculdade, sempre nas vésperas das frequência e exames dizia-me: A nota mais difícil de tirar é o 10... E tinha razão! Menos e mais é sempre fácil! O que é difícil é passar, que significa poder seguir em frente... até melhorar! Passar nos exames... Passar nos exames da vida! Só muito mais tarde entendi o alcance do que me dizia!

Mais?! Mais uma coisa... que vocês entendem... o meu pai adorava as minhas piadas, brincadeiras, maluquices, partidas do dia 1 de Abril... adorava os meus presentes, as nossas compras, os lanches que religiosamente fazíamos à 5ª à tarde no Nicola (quem aparecesse comigo também tinha direito a lanche! Era esperto, conhecia os meus amigos!!) e almoços que fazíamos (quem aparecesse no Nicola no dia do Cortejo também tinha direito à bica, ao bolo, ao jantar! Era mesmo esperto!)... Adorava-me!
E foi isso que mais falta me fez quando morreu! O sorriso largo que me dava!
A dor não foi tanto por perder uma das pessoas que mais adorava! Continuo a adorá-lo e tenho a minha família toda para amar!
A maior dor foi a de perder a pessoa que mais incondicionalmente me amava! Especial Pai!
Um Beijo e um Abraço Especial



Comentários

Luis Gonzaga disse…
Um beijinho, Rosarinho!
Em memória dos nossos pais!
;)*
Anónimo disse…
Um beijinho também com especial lembrança de um verdadeiro cavalheiro que tive oportunidade de conhecer, o Dr. Idílio.
Bjs.
PL
Ana Pimentel disse…
O Dr. Idílio, deixou boas memórias em todos aqueles que o conheceram.
Pelos vistos o PL foi um daqueles que aproveitou umas jantaradas... eu fui outra! Obrigada.
Beijinhos à Rosário

Paula
Ana Pimentel disse…
Outra coisa! quem será aquele gajo "muita giro" e cabeludo atrás do teu pai?

Paula
Anónimo disse…
Grande post Rosário. Obrigado.
Bjs
Emídio
Anónimo disse…
oi amigos

sois uns queridos. obrigada por aceitarem a partilha. LG um especial beijo para ti, também por seres pai. PL pois tu conheceste bem o meu pai... que tinha muito jeito pra médico... mas pra negócios... zero!!! obrigada pelo teu carinho.
Emídio, thanks. Sabes que o meu pai adorava a Pitagórica!

Paulinha
quanto ao cabeludo... era um estudante de "engenharia de puzzles" que namorava uma estudante de psicologia que nesse cortejo apanhou aquilo que se pode dizer uma "chavinária"... lembras-te? chegaste ao Nicola (onde estavam os meus pais)e pediste uma bica. imediatamente voltaste a encher a chávena... de vómito... grande "chavinária"!

e aquela outra quando fomos ter com os meus pais festejar o fim de curso (e os meus anos) para o Algarve? ai eram tão fixes!!! os camarões!

vou procurar as fotos...

pra vocês todos beijinhos
trutasalmonada disse…
obrigada por esta partilha... espero um dia também conseguir escrever assim sobre meu pai e a falta que me faz (agora ainda está muito 'entalado' dentro de mim)

beijinhos para nós e nossos pais

Mensagens populares deste blogue

Cadê os outros?

Há pessoal que eu me lembro e que não estão na "lista negra". Lembram-se do Filomeno? E a Isabel Portela? Não era "nossa" também? E o Franklin filósofo? Mais...Albertina, Manuela Correia... Porque é que este pessoal não consta? lembro-me mais deles do que da Lourenço (não faço ideia quem seja...) Memória selectiva...para não dizer outras coisas que remetem para o P.D.I. bjos

Uma ideia feliz

Obrigada Luís e Rosário pela ideia e pelo esforço que fizeram e que permitiram a reunião de tantos dos colegas da(s) turma(s do nosso curso! Senti uma felicidade enorme, incomparável. Valeu a pena e valerá repetir, reunir os mesmos e os restantes. Todos os que faltaram fizeram falta, apesar de assim eu ter comido leitão até rebentar! Gostei do jantar. Estava bom. Rosário e Luís em grande forma!! Guardei o lacinho e a velinha como relíquias. Laranja sem cheiro a laranja (Luís!). Eu estou a ficar um bocado senil, pois no início estava com uma "branca", não ligava os nomes às caras, chamei Rosário à Anabela. As restantes colegas eram todas "Cristinas"! Ficámos com a impressão de que estamos todos na mesma. Principalmente as mulheres, pois pintam o cabelo... mas os homens estão bem de saúde e recomendam-se! Turminha boa! Estou orgulhosa. As fotos que o Telmo tirou estarão disponíveis junto do Luís Gonzaga ainda esta semana. Estão lindas.